Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

Como funciona a bomba de nêutron?

A preocupação em uma guerra não é apenas conquistar o território inimigo a qualquer custo, mas proteger as tropas aliadas e manter as edificações e as armas dos inimigos para que sejam utilizadas posteriormente pelo exercito conquistador ou defensor.
A bomba de nêutron faz muito bem seu dever de casa quando se fala em eliminar, quer dizer, imobilizar o inimigo e preservar os prédios, casas, etc. sendo possível a utilização posterior destes. Então, como funciona a bomba de nêutron, como ela consegue isso?
Bom, a bomba de nêutron é uma bomba nuclear, melhor dizendo, termonuclear, que após uma reação de fusão entre os elementos que compõem a bomba os nêutrons não são absorvidos pela reação, o que permite que eles escapem com uma alta energia, bem como os raios-X que também são gerado nessa fusão nuclear.
re_elem_transuranicos_3
O nêutron, em altíssima energia gerada pela reação nuclear, é mais penetrante que outros tipos de radiação, como a radiação gama, então ela penetra em locais onde possa existir blindagem contra radiações.
A bomba de nêutron só tem ação sobre organismos vivos, o que dão as vantagens citadas acima para o exercito que a tem. Daí você me pergunta: Como assim ela só tem ação em organismos vivos? Como ela sabe o que é vivo e não é? Bom, os nêutrons não sabem o que é vivo ou não, o que acontece é que eles atingem a nível celular, ou seja, eles matam as células, e só têm célula os organismos vivos. Por exemplo, se uma bomba for lançada sobre Brasília, todos os prédios, carros, o Congresso, a Granja do Torto, permanecerão intactos. Porém, todas as pessoas, plantas e animais que lá estiverem, morrerão. Permaneceria intacta, de igual modo, a estrutura do corpo humano que for atingido pelos nêutrons. As pessoas não se desintegrariam ou virariam pó (como alguns poderiam imaginar)(com exceção daquelas que estiverem no epicentro da bomba), o individuo morreria porque todas as suas células estarião mortas, mas o seu corpo permaneceria intacto assim como as edificações do local.
A radiação dos nêutrons são dispersos, isto é, perde sua força, em um raio de 1,7km e desaparecem rapidamente.
O conceito da bomba de nêutron desenvolvido criado em 1958 por Samuel Cohen e testado em 1963, contra a vontade do presidente Kennedy. Em 1978 seu desenvolvimento foi adiado pelo presidente Jimmy Carter mas foi retomado em 1981 pelo presidente Ronald Reagan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário