Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

Por que não dá para quebrar um ovo na ‘vertical’ com as mãos?

Por causa do ângulo fechado da curvatura do ovo nessa posição, que faz com que a resistência da casca anule a força aplicada para quebrá-lo. É que, ao aplicarmos determinada pressão com as mãos nas extremidades, ou polos, do ovo, a força acaba se distribuindo sobre toda a casca, sendo anulada por uma força contrária. “A intensidade da força que conseguimos aplicar com as mãos nos polos não é suficiente para romper a resistência da casca”, diz o físico Luiz Nunes de Oliveira. O mesmo não ocorre quando você decide quebrar o ovo por uma de suas laterais (ou equador). “Nesse caso, como a compressão é perpendicular à casca, a parte pressionada pode ceder para dentro sem comprimir o restante da casca”, diz o físico.


O curioso é que, há séculos, esse mesmo princípio tem permitido que arquitetos e engenheiros ergam pontes, palácios e outras edificações cheias de arcos e abóbadas. Se você reparar bem, vai ver que essas estruturas possuem o formato convexo de um ovo – sua concha é, na verdade, uma abóbada fechada. O peso da estrutura que está sob a parte central de um arco de pedra, por exemplo, não é capaz de destruí-lo porque as forças se distribuem lateralmente, pressionando as pedras do lado.
Nem todos os ovos são regidos por essa lei da “inquebrabilidade”. Ovos mais arredondados, como os das tartarugas-marinhas, são mais facilmente quebrados, pois não ocorre a mesma distribuição de forças, como por exemplo, nos ovos das galinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário