Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Olho Humano: um instrumento óptico



A princípio e de forma bem simplificada, o olho humano pode ser considerado um instrumento óptico constituído por uma lente biconvexa, chamada cristalino, que fica situada na região que antecede o globo ocular. No fundo do globo ocular está a retina, que é sensível à luz e serve de anteparo para as imagens. As sensações luminosas após serem captadas e projetadas sobre a retina são enviadas ao cérebro pelo nervo ótico.
A imagem que vemos é resultado do seguinte processo: o cristalino, uma lente biconvexa, forma uma imagem que é real e invertida do objeto, a qual fica localizada exatamente sobre a retina. Feito esse processo, a imagem é enviada ao cérebro através do nervo ótico, e após inúmeros processos complicados, que fazem a imagem ficar na posição correta, enxergamos o objeto nitidamente.
Conseguimos enxergar nitidamente os objetos porque a imagem deles se forma sobre a retina, no entanto, existem alguns casos que a imagem não se forma exatamente sobre a retina, dando origem ao que chamamos de defeitos de visão. Esses defeitos ocorrem em razão de uma possível deformação no globo ocular ou mesmo uma defeituosa acomodação visual. Esses defeitos de visão podem ser corrigidos com a utilização de óculos, lentes de contato e cirurgia a laser.
Alguns defeitos de visão são: a miopia e a hipermetropia. Na miopia a imagem não se forma na frente da retina. Para corrigir esse defeito, ou seja, para que a imagem se forme exatamente sobre a retina, a pessoa que tem esse problema deve utilizar óculos com lentes divergentes. Na hipermetropia a imagem do objeto é formada após a retina. Para a correção desse defeito de visão, a pessoa deve utilizar óculos com lentes convergentes, que fazem com que a imagem do objeto se forme exatamente sobre a retina. É importante saber que não existem somente esses dois casos de problemas de visão e que para cada problema existe um tipo de lente com características específicas que possibilitam ao usuário ver nitidamente o objeto. E você, tem problemas de visão?

Por Marco Aurélio Da Silva Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário