Pesquisar este blog

sábado, 3 de março de 2012

Como funciona o forno microondas?

forno microondasInventado em 1946, por Percy Lebaron Spencer, o forno de microondas trouxe uma facilidade e agilidade tremenda aos nossos dias. Ele esta presente em todos os lugares. Até mesmo quando você deseja comer algum salgado e para em uma loja de conveniência, lá esta nosso querido forno microondas para aquecer nosso lanche.
Mas como isso acontece? Por que o forno de microondas aquece somente o alimento? E qual a diferença entre o forno microondas e o forno convencional?
O forno de microondas, utiliza das microondas para aquecer o alimento. As microondas são ondas de rádio (ondas eletromagnéticas) e sua frequência é de 2,5 gigahertz (2.500.000.000 hertz), com comprimento de onda da ordem de centímetros. Estas ondas, especificamente nesta freqüência, possuem uma propriedade interessante, são absorvidas pela água, açucares e lipídeos (gordura). E a partir daí, quando essa radiação é a absorvida, ela é convertida em movimento atômico, ou energia cinética dos átomos – calor – aquecendo assim os alimentos.
No caso de materiais como plásticos e pratos, eles não aquecem como os alimentos, porque as suas estruturas são extremamente simétricas, diferentes da água, açucares e da gordura (que são assimétricas). Ao retirar um prato de dentro com uma deliciosa lasanha de dentro do forno, você sentirá que ele esta quente, mas isso não é por causa das microondas e sim devido o contato que existe entre o alimento que foi aquecido e o prato, ou seja, ocorreu um processo de condução térmica.
Materiais como metais não podem ser utilizado em fornos de microondas, porque o metal reflete as microondas, causando uma espécie de blindagem e não permitindo que o as ondas cheguem ao alimento, e podendo causar danos ao forno.
A diferença entre o forno de microondas e o forno convencional, além do tempo, é a forma com que o alimento é aquecido. Como vimos acima, o forno de microondas aquece por meio de ondas eletromagnéticas, então todo o alimento esta recebendo esta radiação e se aquece igualmente, inclusive por dentro, já para o caso do forno convencional, tudo acontece por meio de transferência de calor por meio da condução térmica, é como ouvimos por ai, o alimento é aquecido de fora para dentro.

Fonte: http://curiofisica.com.br/category/ciencia/fisica

Nenhum comentário:

Postar um comentário