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sábado, 3 de março de 2012

O QUE É AQUAPLANAGEM?

Em dias chuvosos, todos sabem que devemos tomar cuidados a mais na direção. Quem nunca passou pela estrada ou rua molhada e teve a sensação de que o carro perdeu o controle? Então, Esta é a famosa aquaplanagem.
Para entender o motivo pelo qual um automóvel desliza ao passa por uma poça, ou mesmo uma lamina de água, é preciso entender as forças de atrito. Existem três tipos forças de atrito, a força de atrito estático, cinético e o viscoso.
Força de atrito estático:
é aquele em que o objeto está parado e ele se opõem ao movimento em relação a superfície. Um exemplo disso é quando você tenta empurrar algo muito pesado, um armário por exemplo, e não consegue fazer com que ele se mova, isso porque a força que você está utilizando não é maior que a força de atrito estático.
Outro exemplo da força de atrito estático é quando você está caminhando! Ao caminhar, seu pé está exercendo uma força para frente, enquanto o atrito estático entre seu pé e o chão exerce uma força para trás, devido a essa força de atrito estático é possível você se deslocar para frente. O mesmo acontece entre um pneu de um carro e o asfalto (aderência). Veja a matéria abaixo para complementar o assunto:
Como acontece os terremotos?
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Força de atrito cinético:
segunda-lei-de-newton também conhecida como força de atrito dinâmica, a força de atrito estática é aquela em que o corpo está em movimento em relação a superfície mas há uma força que se opõem ao movimento. Por exemplo: você empurra uma caixa com certeza dificuldade mas mesmo assim ela se move, se você para de exercer uma força na caixa, ela para de se movimentar. Isso quer dizer que a caixa está em movimentando em ralação ao chão e quando você para de empurrar, ela para de se locomover porque há uma força de atrito cinético entre os dois objetos se opondo ao movimento.
Voltando ao exemplo do caminhar, o que aconteceria se o atrito entre seu pé e o chão for o atrito cinético? É como jogar sabão no chão, você ficaria deslizando e nunca sairia do lugar, isso porque seu pé está se deslocando em relação ao chão, o que não acontece com a for a de atrito estático. Os os temas abaixo também são interessantes para entender melhor o assunto:
Força de atrito viscoso:
é a força exercida pelos fluidos, gases e líquidos, que se opõem ao movimento. Um avião só consegue voar, ou pára-quedista só sobrevive ao salto, graças a força de atrito viscoso. Para ver exemplos e entender mais leia as seguintes matérias aqui no CuriFísica:
A aquaplanagem é o resultado da água sobre que a pista, que gera um “deslizamento” do carro sobre a mesma podendo até alterar a trajetória do carro. Como todos nos conhecemos da 1º Lei de Newton, um corpo em movimento tende a permanecer movimento, até que uma outra força seja aplicada sobre ele, o mesmo acontece para um corpo em repouso, é a famosa Inercia. Como vimos logo acima,  a força que o faz os automóveis andar, parar ou fazer curvas, é a força de atrito estático entre os pneus e o asfalto, mas se o carro passa sobre uma lamina de água, a água impede o contato entre o asfalto e os pneus, perdendo a aderência. Quando um dos pneus do carro volta a ter contato com o asfalto, aumentando sua aderência, os outros pneus podem ainda estar em contato com a água, fazendo o carro sair de lado (alterar sua trajetória) e possivelmente causar acidentes.aquaplanagen1129547514_cc07b029e9_o

sicherheit1_uv,property=originalUm dos principais causadores da aquaplanagem são altas velocidades e o estado dos pneus. Em situações de risco, é recomendável reduzirmos a velocidade, pois em velocidades elevadas, o o pneu passa a ter maior dificuldade de drenar a água da pista. Especialista em segurança no transito dizem que a velocidade máxima para dias de chuva é de 80km/h, isso para um pneu com ótimo estado de conservação, ou seja, sulcos acima de 1,6mm.
Nem todas as estradas brasileiras possuem sistemas de escoamento, drenagem e captação de águas pluviais, portanto, caso você esteja dirigindo em dias chuvosos, sempre olhe pelo retrovisor e veja se você consegue ver as marcas dos seus pneus da estrada. Caso não consiga vê-lós, cuidado, pois o risco de aquaplanagem é grande.

Autores: Diego Galeano
Maísa Caldas

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