Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de maio de 2012

As estações do ano. Como podem haver estações diferentes ao mesmo tempo?

Muitas pessoas acreditam erroneamente que as estações do ano se devem ao fato da órbita terrestre ser elíptica, com o sol num dos focos, e quando a Terra está mais longe ou perto do Sol, seria inverno ou verão, respectivamente. Não, não é assim que funciona. Em qualquer época do ano, as condições que ocorrem no hemisfério sul, em termos de luz e tem-peratura, são opostas às que ocorrem no hemisfério norte, e quando num hemisfério é inverno, no outro é verão.

Como explicar as estações do ano então?
1º) Imagine que a Terra girasse em torno do Sol com seu eixo exatamente na direção perpendicular ao plano de sua órbita. Nesse caso, não haveria estações do ano, pois a luz solar atingiria igualmente os dois hemisférios terrestres em qualquer época do ano.
2º) Estando o eixo de rotação inclinado em relação ao plano orbital, um dos hemisférios terrestres receberá mais diretamente a luz do Sol do que o outro (ver figura).
3º) Considere agora a Terra girando (transladando) em torno do Sol, mantendo seu eixo sempre "apontado" para a mesma direção do espaço, e sempre com a mesma inclinação. Como a Terra completa uma volta em torno do Sol em um ano, a cada seis meses será um dos hemisférios que receberá mais diretamente a luz solar.
Quando a Terra está no lado esquerdo (ver Figura) os raios solares incidem com menor inclinação (com relação à direção vertical) sobre o hemisfério sul do que sobre o hemisfério norte. Em virtude disso, cada metro quadrado da superfície no hemisfério sul recebe mais radiação solar do que a mesma área no hemisfério norte. Assim, no hemisfério sul é verão, enquanto no hemisfério norte é inverno. Seis meses após, a Terra se deslocou para o lado direito. Nesta situação ocorre o inverso, no hemisfério norte os raios solares incidem com menor inclinação do que no hemisfério sul. Portanto, temos o verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. A primavera e o outono ocorrem nas posições intermediárias.
Desenho esquemático (fora de escala) mostrando o eixo de rotação da Terra, que possui uma direção fixa, e não é ortogonal ao plano da sua órbita (eclíptica). O eixo de rotação da Terra forma um ângulo de 23,5° com relação à direção normal normal à eclíptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário