Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como funciona um projetor de imagens?





Na física, chamamos de instrumento óptico todo instrumento que tem por finalidade captar, ampliar e reduzir a imagem de objetos. A máquina fotográfica que manuseamos diariamente é um instrumento óptico, a lupa também se encaixa perfeitamente na descrição de instrumento óptico e, por fim, não poderíamos deixar de citar os óculos e os binóculos. Pois bem, todos esses instrumentos e mais alguns - que deixamos de citar - são considerados instrumentos ópticos.
Outro instrumento óptico que é muito usado é o chamado projetor de imagens. Esses projetores podem ser do tipo projetor de slides, retroprojetor, episcópio etc. Todos esses instrumentos são considerados instrumentos de visão objetiva. Portanto, é graças a esses equipamentos que a imagem real de um objeto pode ser ampliada e projetada sobre uma tela.
O projetor de imagens é basicamente constituído de lentes esféricas do tipo convergente objetiva, uma fonte de luz muito intensa e um espelho côncavo cujo centro de curvatura coincide com a posição ocupada pela fonte de luz, a fim de se ter melhor aproveitamento da luz emitida pela fonte.
Vejamos a figura abaixo, nela temos a forma simplificada da imagem de um objeto projetada nitidamente. Vejamos:


Perceba que o objeto tem que necessariamente ficar entre o ponto antiprincipal objeto e o foco principal objeto da lente. Dessa forma, quando aproximamos a lente do objeto fixo, a imagem tende a afastar da lente e aumentar de tamanho.

Por Domiciano Correa Marques Da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário